Roupas para cada tipo de corpo

postado por Camila Oliveira em 22/08/2011 às 16h09

Gordinhas, corpo sem cintura, baixinha, mulheres mais velhas... O consultor de moda Gustavo Sarti dá dicas de moda para todos os tipos de corpos acertarem em cheio na hora de escolher sua produção

 

 

O MODO DE SE VESTIR VARIA DE ACORDO COM A IDADE?

GUSTAVO SARTI: Sim! Devemos levar em consideração a idade para evitarmos exageros, já que cada fase de nossa vida combina mais com um tipo de imagem que devemos transmitir. Mas também depende do tipo físico da pessoa, profissão, estilo de vida, etc. Não dá para generalizar.

 

 

QUAL É A RECEITA PARA ESTAR SEMPRE BEM-VESTIDA?

GUSTAVO SARTI: Penso que vestir-se bem é escolher uma roupa que valorize os pontos fortes e esconda o que você menos gosta. Seguir tendências não é sinônimo de elegância. É preciso saber o que fica melhor.

 

 

AS MAIS GORDINHAS TÊM ALGUM TRUQUE OU DICA PARA FICAREM ELEGANTES?

GUSTAVO SARTI: Vários! Elas precisam usar peças que criem sempre linhas verticais nos looks. O decote V tem essa função, peças com recortes ou estampas verticais, vestidos império para gordinhas (que marca a região mais estreita e magra do corpo e que fica logo abaixo dos seios), cores mais sóbrias na parte do tórax e quadril, etc.

 

 

QUEM TEM O TRONCO MAIS LARGO DO QUE OS QUADRIS DEVE USAR QUAIS TIPOS DE ROUPAS?

GUSTAVO SARTI: Na parte de cima usar peças ajustadas em cores escuras e embaixo, mulheres com tronco largo devem optar por saia rodada, balonê ou evasê. A ideia é buscar equilíbrio dando volume à região do quadril e limitando o tórax. No caso do jeans, prefira os de lavagens mais claras e que tenham linhas horizontais no quadril.

 

 

E SE NÃO TIVER CINTURA, QUAL É A DICA?

GUSTAVO SARTI: O ideal é alargar um pouco o quadril e marcar a cintura com cintos, para criar a silhueta pela roupa. A peça de cima também não pode ser larga para não dar sensação de corpo reto.

 

 

SE FOR BAIXINHA, COMO PODE SE VESTIR PARA NÃO TER O VISUAL ACHATADO?

GUSTAVO SARTI: Deve evitar modelitos que possam achatar a silhueta, como calças muito curtas (estilo capri, por exemplo) e modelagem tomara que caia. Ambas limitam o olhar das pessoas e podem fazer a mulher ficar ainda mais baixa. Outra dica é abusar dos looks monocromáticos ou de peças de um mesmo tom, em dégradé. A unidade de cor entre a parte superior (tórax) e inferior (pernas) tende a alongar a silhueta, enquanto cores diferentes recortam a pessoa, dividindo seu corpo e, por consequência, fazendo parecer mais baixa.

No caso dos vestidos, os mais longos são sempre melhores ou então os bem curtos. Vestidos intermediários também limitam a estatura. Melhor ainda quando as estampas têm formas verticais. Nos acessórios, lembre-se que a bolsa deve ser proporcional ao tamanho da mulher, por isso, mulheres baixinhas ficam melhores com as médias ou as pequenas. Maxibolsas nem pensar!

Os sapatos devem sempre contribuir para alongar a silhueta, sendo ideal usá-los da mesma cor da calça em modelos alongados, como os scarpins, ou que deixam a parte de cima do pé à mostra, como os peep toes.
 

Mais de Colunas

Comentários (50)

dalva maria da silva comentou em 12/03/14 às 17h54

eu tenho 114 de quadris gosto muito de vestido mas mim acho feia e tenho a cetura muito fima pra eu compra uma causa tem de ser 46 pra poder entra nos quadris mas na cintura tenho quer da pinsi tenho 40anos peso 73quilos

|

dalva maria da silva comentou em 12/03/14 às 17h50

eu tenho 114 de quadris gosto muito de vestido mas mim acho feia e tenho a cetura muito fima pra eu compra uma causa tem de ser 46 pra poder entra nos quadris mas na cintura tenho quer da pinsi

|

daiane comentou em 20/12/13 às 22h54

queria saber que tipo de roupa eu devo usar, pois sou negra e não consigo combinar peças de roupas.. me ajude a me deixar bella

|

Gerciene Coutinho Pestana comentou em 15/12/13 às 11h13

Tenho 1,62cm de altura e 59 quilos tenho corpo de violao sou morena clara e nao sei mi vestir bem e queria dicas de roupas que valorize meu corpo..

|

BRUNA comentou em 12/12/13 às 18h49

Bom, não é feio ser magra. Mas é lindo vestido em magras nao muito curto, optar por saia até na cintura vai da curva e valorizar seu quadril, calças escuras deixa você magra use calça de cores diferentes. sapatos olha em uma artigo vi que rasterinha não é legal em ninguém. Eu descordo ta certo que é errado usar rasterinha em festa formal, ou festa da noite use salto alonga as pernas

|

paulla comentou em 11/12/13 às 14h59

olá meu nome é paulla!tenho 31 anos,sou negra tenho 1,68 de altura e estou pesando 59 quilos, tenho um bebe de 6 meses estou muito magra pois estou amamentando ja que antes de ter o bebe pesava65 quilos ...gostaria de saber o que faço pra valorizar o meu corpo

|

vitaliana comentou em 06/12/13 às 15h37

Ola tenho170 de altura 80quilos e estou com uma barriguinha saliente .Gostaria que vc me desse algumas dicas

|

Magda comentou em 16/11/13 às 21h46

oi sou baixinha de 1,55 e 64kg,gostaria de uma ajuda para saber que tipo de roupa usar em festas como casamentos,15 anos e festas de aniverssários de crianças

|

cristiana antonia de oliveira comentou em 11/11/13 às 14h19

tenho 1,57 de altura 42 kilos 38 anos qual o vestido ideal se que exista um vestido ideal para uma pessoa magrela como eu.

|

cristiana antonia de oliveira comentou em 11/11/13 às 14h19

tenho 1,57 de altura 42 kilos 38 anos qual o vestido ideal se que exista um vestido ideal para uma pessoa magrela como eu.

|
deixe seu comentário