Roupas para cada tipo de corpo

postado por Camila Oliveira em 22/08/2011 às 16h09

Gordinhas, corpo sem cintura, baixinha, mulheres mais velhas... O consultor de moda Gustavo Sarti dá dicas de moda para todos os tipos de corpos acertarem em cheio na hora de escolher sua produção

 

 

O MODO DE SE VESTIR VARIA DE ACORDO COM A IDADE?

GUSTAVO SARTI: Sim! Devemos levar em consideração a idade para evitarmos exageros, já que cada fase de nossa vida combina mais com um tipo de imagem que devemos transmitir. Mas também depende do tipo físico da pessoa, profissão, estilo de vida, etc. Não dá para generalizar.

 

 

QUAL É A RECEITA PARA ESTAR SEMPRE BEM-VESTIDA?

GUSTAVO SARTI: Penso que vestir-se bem é escolher uma roupa que valorize os pontos fortes e esconda o que você menos gosta. Seguir tendências não é sinônimo de elegância. É preciso saber o que fica melhor.

 

 

AS MAIS GORDINHAS TÊM ALGUM TRUQUE OU DICA PARA FICAREM ELEGANTES?

GUSTAVO SARTI: Vários! Elas precisam usar peças que criem sempre linhas verticais nos looks. O decote V tem essa função, peças com recortes ou estampas verticais, vestidos império para gordinhas (que marca a região mais estreita e magra do corpo e que fica logo abaixo dos seios), cores mais sóbrias na parte do tórax e quadril, etc.

 

 

QUEM TEM O TRONCO MAIS LARGO DO QUE OS QUADRIS DEVE USAR QUAIS TIPOS DE ROUPAS?

GUSTAVO SARTI: Na parte de cima usar peças ajustadas em cores escuras e embaixo, mulheres com tronco largo devem optar por saia rodada, balonê ou evasê. A ideia é buscar equilíbrio dando volume à região do quadril e limitando o tórax. No caso do jeans, prefira os de lavagens mais claras e que tenham linhas horizontais no quadril.

 

 

E SE NÃO TIVER CINTURA, QUAL É A DICA?

GUSTAVO SARTI: O ideal é alargar um pouco o quadril e marcar a cintura com cintos, para criar a silhueta pela roupa. A peça de cima também não pode ser larga para não dar sensação de corpo reto.

 

 

SE FOR BAIXINHA, COMO PODE SE VESTIR PARA NÃO TER O VISUAL ACHATADO?

GUSTAVO SARTI: Deve evitar modelitos que possam achatar a silhueta, como calças muito curtas (estilo capri, por exemplo) e modelagem tomara que caia. Ambas limitam o olhar das pessoas e podem fazer a mulher ficar ainda mais baixa. Outra dica é abusar dos looks monocromáticos ou de peças de um mesmo tom, em dégradé. A unidade de cor entre a parte superior (tórax) e inferior (pernas) tende a alongar a silhueta, enquanto cores diferentes recortam a pessoa, dividindo seu corpo e, por consequência, fazendo parecer mais baixa.

No caso dos vestidos, os mais longos são sempre melhores ou então os bem curtos. Vestidos intermediários também limitam a estatura. Melhor ainda quando as estampas têm formas verticais. Nos acessórios, lembre-se que a bolsa deve ser proporcional ao tamanho da mulher, por isso, mulheres baixinhas ficam melhores com as médias ou as pequenas. Maxibolsas nem pensar!

Os sapatos devem sempre contribuir para alongar a silhueta, sendo ideal usá-los da mesma cor da calça em modelos alongados, como os scarpins, ou que deixam a parte de cima do pé à mostra, como os peep toes.
 

Mais de Colunas

Comentários (69)

Jennifer comentou em 13/12/14 às 15h39

Bom... Eu tenho 13 anos e tenho 1,50 de altura e peso 48kls meu corpo é em formato de ampulheta e não faço ideia do que posso vestir!

|

Denise comentou em 11/12/14 às 00h44

Eu tenho 24 anos e tenho 1,59 de altura e me peso 74 kls eu me sinto triste não sei o q vestir pra me sentir bonita toda roupa q uso me sinto extremamemte gorda e sem bum bum.. ABC Gustavo estou aguardando a resposta

|

Célia comentou em 05/12/14 às 13h29

Gustavo, tenho um casamento para ir agora em janeiro a cerimônia será realizada á noite.Tenho 54 anos 1.65al. e 50kg.Me ajudem dando dicas de modelo e cor de vestido que posso usar na cerimônia.Não gosto de vestido longo. Obrigada.

|

Joana comentou em 14/11/14 às 16h12

tenho os quadres da mesma largura dos ombros minga idade é 36 anos

|

ola sou lauriane tenho 25 anos parda,e 1.60 de comentou em 16/10/14 às 19h02

ola sou lauriane tenho 25 anos parda,e 1.60 de altura peso 50 kg tenho dificuldades em comprar um biquini q se adapte ao meu corpo tipo ampulheta soccorro me ajude gustavo satti

|

Sabrine Andrade comentou em 14/10/14 às 12h27

ola gustavo sart tenho uma duvida sobre qual tipo de biquini devo usar, pois tenho o quadril largo e seios pequenos e sou gordinha nao consigo acertar no biquini me de uma boa dica por favor! obrigada!

|

Geicilane Ramos Mendonça comentou em 17/09/14 às 15h25

Olá Gustavo sou sua fã. Bom tenho 20 anos, sou baixa e super magra então é bem difícil encontrar algo do meu tamanho ou do meu agrado, sempre mando fazer. Vou em um casamento agora no verão e tenho que mandar fazer, você pode por favor me dar umas dicas? A única coisa que tenho em mente é que ele seja curto, e que me deixasse com cara de mulher pois a minha aparência é de menininha. Obrigaaadaa!

|

vnessa comentou em 26/08/14 às 15h05

boa tarde Gustavo gostaria de saber como meu esposo pode vestir roupa para ir em festa de 15 anos vai ser dia 01 de novembro

|

maiara guimaraes lopes comentou em 19/08/14 às 14h53

oi ,eu tenho 23 anos sou mae e tenho 1,60 de altura e 99kg tenho o quadril largo e a cintura fina o formato pera ,que vestido e saia lomga fica bom para mim?

|

Aparecida comentou em 16/08/14 às 19h37

Olá Gustavo! Boa Noite! tenho um casamento dia 20 de setembro, mas tenho um vestido justo, com decote v,sem manga, preto. Peso 70 kg,1m e 55cm de altura, tenho pernas bem grossas, malhadas, gostaria de saber se posso usar com meia calça cor da pele, sapato preto salto médio,o casamento é a noite só no salão. Desde já agradeço

|
deixe seu comentário